Sejam Bem-Vindos

O sucesso é o resultado da incansável atenção a um propósito objetivo: estudar e vencer!

Sejam Bem-Vindos

O sucesso é o resultado da incansável atenção a um propósito objetivo: estudar e vencer!

Sejam Bem-Vindos

O sucesso é o resultado da incansável atenção a um propósito objetivo: estudar e vencer!

Sejam Bem-Vindos

O sucesso é o resultado da incansável atenção a um propósito objetivo: estudar e vencer!

Sejam Bem-Vindos

O sucesso é o resultado da incansável atenção a um propósito objetivo: estudar e vencer!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

É natal!


Organiza o Natal

Carlos Drummond de Andrade


Alguém observou que cada vez mais o ano se compõe de 10 meses; imperfeitamente embora, o resto é Natal. É possível que, com o tempo, essa divisão se inverta: 10 meses de Natal e 2 meses de ano vulgarmente dito. E não parece absurdo imaginar que, pelo desenvolvimento da linha, e pela melhoria do homem, o ano inteiro se converta em Natal, abolindo-se a era civil, com suas obrigações enfadonhas ou malignas. Será bom.

Então nos amaremos e nos desejaremos felicidades ininterruptamente, de manhã à noite, de uma rua a outra, de continente a continente, de cortina de ferro à cortina de nylon — sem cortinas. Governo e oposição, neutros, super e subdesenvolvidos, marcianos, bichos, plantas entrarão em regime de fraternidade. Os objetos se impregnarão de espírito natalino, e veremos o desenho animado, reino da crueldade, transposto para o reino do amor: a máquina de lavar roupa abraçada ao flamboyant, núpcias da flauta e do ovo, a betoneira com o sagüi ou com o vestido de baile. E o supra-realismo, justificado espiritualmente, será uma chave para o mundo.

Completado o ciclo histórico, os bens serão repartidos por si mesmos entre nossos irmãos, isto é, com todos os viventes e elementos da terra, água, ar e alma. Não haverá mais cartas de cobrança, de descompostura nem de suicídio. O correio só transportará correspondência gentil, de preferência postais de Chagall, em que noivos e burrinhos circulam na atmosfera, pastando flores; toda pintura, inclusive o borrão, estará a serviço do entendimento afetuoso. A crítica de arte se dissolverá jovialmente, a menos que prefira tomar a forma de um sininho cristalino, a badalar sem erudição nem pretensão, celebrando o Advento.

A poesia escrita se identificará com o perfume das moitas antes do amanhecer, despojando-se do uso do som. Para que livros? perguntará um anjo e, sorrindo, mostrará a terra impressa com as tintas do sol e das galáxias, aberta à maneira de um livro.

A música permanecerá a mesma, tal qual Palestrina e Mozart a deixaram; equívocos e divertimentos musicais serão arquivados, sem humilhação para ninguém.

Com economia para os povos desaparecerão suavemente classes armadas e semi-armadas, repartições arrecadadoras, polícia e fiscais de toda espécie. Uma palavra será descoberta no dicionário: paz.

O trabalho deixará de ser imposição para constituir o sentido natural da vida, sob a jurisdição desses incansáveis trabalhadores, que são os lírios do campo. Salário de cada um: a alegria que tiver merecido. Nem juntas de conciliação nem tribunais de justiça, pois tudo estará conciliado na ordem do amor.

Todo mundo se rirá do dinheiro e das arcas que o guardavam, e que passarão a depósito de doces, para visitas. Haverá dois jardins para cada habitante, um exterior, outro interior, comunicando-se por um atalho invisível.

A morte não será procurada nem esquivada, e o homem compreenderá a existência da noite, como já compreendera a da manhã.

O mundo será administrado exclusivamente pelas crianças, e elas farão o que bem entenderem das restantes instituições caducas, a Universidade inclusive.

E será Natal para sempre.


Ah! Seria ótimo se os sonhos do poeta se transformassem em realidade.

Texto extraído do livro "Cadeira de Balanço", Livraria José Olympio Editora - Rio de Janeiro, 1972, pág. 52.


Semana de Ciência, arte, cultura e tecnologia Beni Carvalho 2009















Com o tema: "Protagonismo juvenil na construção de um novo tempo" a semana de ciência, arte, cultura e tecnologia Beni Carvalho que aconteceu no período de 16 a 20 de novembro/2009, foi um sucesso!! Toda a comunidade escolar se empenhou e o resultado foi um grande painel de experiências, curiosidades, informações de todas as áreas. No mês que antecedeu a feira, o Lei foi intensamente procurado por professores e alunos que pesquisaram e produziram material para a exposição. Diversas foram as temáticas, entre elas a comemoração do centenário de nascimento do nosso grande poeta Patativa do Assaré.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Alunos do projeto "Inclusão Beni" no LEI


Projeto Inclusão digital Beni

No mês de setembro foi lançado o projeto "Inclusão digital Beni", voltado para alunos com dificuldade de aprendizagem. As oficinas acontecem no LEI e são ministradas por professores da escola. O objetivo é utilizar as tic's como ferramentas para estimular a aprendizagem do aluno e promover a inclusão digital. Para saber mais acesse o blog do projeto: http://www.inclusaobeni.blogspot.com.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Olha os blogueiros do Beni!!!!




Como resultado do projeto de Química da professora Kilvia, os alunos apresentaram no LEI os blogs criados por eles! Eis algumas imagens...

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Alunos no LEI!

O Lei no mês de agosto foi bem frequentado!!!
Com o projeto do professor Thiago de química! os alunos de 1º, 2º e 3º anos, cada série com uma temática, fizeram uma pesquisa e produziram uma apresentação eletrônica no impress. Além disso, eles enviarão os trabalhos por email para o professor que fará uma seleção dos melhores trabalhos de cada turma e postará no blog do Laboratório Multidisciplinar de Ciências.
O projeto da professora Kilvia, também de química, levou os alunos das turmas de 3ºs anos a desenvolverem várias atividades , dentre elas estão a produção de slides e de um blog pelas equipes, onde constarão todos os trabalhos produzidos. A culminância será na segunda quinzena de setembro com a apresentação dos blogs aqui no LEI.

Esse tipo de atividade promove a interação dos alunos com as ferramentas oferecidas pelas mídias digitais, proporcionando descobertas e desafios!!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as tic

No início do mês de agosto iniciou-se o curso "Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as tic", a turma da Escola Beni Carvalho é formada por 17 professores. Estamos em fase de conclusão da primeira unidade e já iniciando a segunda!!!

terça-feira, 30 de junho de 2009

No ar, comunidade literária que vai dar o que falar e o que escrever




Inaugurado neste mês, o site www.saladeleitura.com.br é uma comunidade literária colaborativa, com a participação interativa de escritores (amadores e profissionais) de diversos gêneros.
Desenvolvido por um grupo de amantes da literatura, o site abre espaço para os usuários postarem seus próprios textos, promoverem debates, divulgarem eventos, saraus, cursos, palestras, seminários, conferências, lançamentos de livros e tudo o que acontece de mais importante no mundo literário.
Na Sala de Leitura, o autor com obra publicada tem também a oportunidade de se relacionar diretamente com os seus leitores. E para navegar livremente, o interessado deve cadastrar-se para fazer comentários, trocar opiniões construtivas e indicar novos amigos, ampliando a rede de relacionamento. Com um conceito diferenciado dos demais sites literários, o www.saladeleitura.com.br se destaca pelo dinamismo, interatividade e abrangência do seu conteúdo.


De: O GLOBO (oglobo16@newsletteroglobo.com.br)
















segunda-feira, 29 de junho de 2009

ENEM 2009


A Escola Beni Carvalho destaca a importância do ENEM e incentiva seus alunos a se inscreverem. Grande parte das inscrições está acontecendo no LEI da escola, onde os alunos recebem orientações e tiram suas dúvidas.


Inscrições até o dia 17/07/09

Faça a sua!

http://www.enem.inep.gov.br/

terça-feira, 23 de junho de 2009

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.

Juan Ignacio Pozo

(Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC - manual do cursista)

Beni está no MINHA TERRA 2009


Com três equipes de reportagem formadas, a Escola Beni Carvalho marca presença no Minha Terra 2009 do Educarede. Aguardem novidades, pois essa turminha vai dar o que falar!!!


Equipes do projeto MINHA TERRA – 2009/ EDUCAREDE


Equipe FORÇA MOTRIZ : Cidade e cultura 1: Espaço cultural


Kássia da Costa Batista

Daniel Barbosa

Letícia Brandan

Ana Cláudia da S. Rabelo

Rafaela Vitória

Erick Patrick


Equipe KONORRA DIGITAL: Cidade e cultura 3: Hoje é dia de festa

Alana Lima da Silva

Maycon Jordan Soares Matos

Renata Silva Oliveira

Danilo Maia Barbosa

Carlos Anderson Silva de Medeiros

Tiago Azevedo


Equipe FREEDOM Cidade e qualidade de vida1: Ajudando a economizar o planeta

Kaionara Regina Oliveira Silva

Kélveny Bruno Pereira Guerra

Elioneide Firmino da Silva

Rayane Teobaldo Santo

Vanessa Antunes da Costa

Priscila Ferreira da Silva


Chefe de Redação: Profª: EUDAIZYA MATEUS LINS

Assistentes de produção: monitores do Lei

Fcº Roberto Silva da Costa

Danilo Matos da Silva

Renato Costa


terça-feira, 28 de abril de 2009

Pela internet (Gilberto Gil)

Qual é o seu ponto de vista?



A professora de Geografia, Elisaugusta, trouxe seus alunos para colaborarem com a elaboração do Relatório de desenvolvimento humano do PNUD, no site www.brasilpontoaponto.org.br. Para participar, os alunos opinaram respondendo a seguinte questão: O QUE PRECISA MUDAR NO BRASIL PARA A SUA VIDA MELHORAR DE VERDADE?
Todos desenvolveram essa atividade com empolgação, afinal, era um espaço para expressarem seu ponto de vista!

Parabéns professora pela iniciativa!!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

VOCÊ APRENDE... Shakespeare